Como escolher o melhor purificador de ar para si

cover

Imagem de um purificador de ar numa sala. Fonte: iStock

O ar no interior das nossas casas é facilmente contaminado, o que o torna mais nocivo do que o ar exterior. Os vários produtos domésticos que utiliza, as impressoras a jato de tinta, os produtos de limpeza e desinfeção assim como os produtos de limpeza de fornos e esgotos, contribuem significativamente para a poluição do ar interior. Com o purificador de ar apropriado, poderá manter o ambiente interior livre de alergias, pólen, pó e odores.

Porque razão precisa de um purificador de ar?

O purificador de ar ajuda a garantir que o seu ambiente anterior permanece saudável. É particularmente recomendado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios, crianças ou pessoas com alergias ao pó. Ajudam a remover partículas de bolor, pelos de animais, pólen, etc., ou qualquer outra impureza e pó, assegurando um ambiente puro e saudável.

Como funciona um purificador de ar?

Os purificadores de ar funcionam através da utilização de métodos de filtragem híbridos, icónicos, mecânicos ou eletrostáticos que purificar o ar interior. Funcionam através da extração de partículas de pó, odores, fumo ou outros elementos que poluem o ar interior através dos respetivos filtros, antes de o fazer circular novamente. Com um purificador de ar, pode ter a certeza de que o ar no seu ambiente se tornará mais saudável.

Que caraterísticas deve ter o meu purificador de ar?

Antes de comprar um purificador de ar, é necessário entender algumas características. É aconselhável comprar um purificador de ar com funcionalidades que satisfaçam as suas necessidades específicas. Por conseguinte, será útil ponderar a compra de um purificador de ar apenas depois de analisar o seguinte:

Filtros

product

Imagem de um filtro HEPA. Fonte: iStock

Os purificadores de ar são equipados com diferentes tipos de filtros. Aqui são apresentados alguns dos filtros mais comuns e o seu funcionamento. Filtros HEPA: os purificadores de ar passam por diferentes processos de filtragem. Na primeira fase, os pelos de animais e outras partículas de impureza de maior dimensão são removidos com espuma. Os filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) ajudam a limpar alergénios como bolor, pólen e pó durante a fase de filtragem. Um filtro HEPA é muito eficaz e pode eliminar até 99,9% destas partículas de impurezas. No entanto, é necessário mudar o filtro de ar HEPA após algum tempo de utilização. Note-se que o tamanho do filtro HEPA determina frequentemente o seu desempenho. Os filtros HEPA de maior dimensão tendem a reter mais impurezas do que os mais pequenos. O material utilizado na construção do filtro também reflete o seu desempenho e vida útil. Filtros de carvão ativado: os filtros de carvão ativado são frequentemente utilizados em combinação com outros filtros. Ajudam no processo de purificação, ajudando a absorver gases, odores, fumos, cheiros e produtos químicos. Este tipo de filtro também precisa de ser substituído após durante algum tempo de utilização. Filtros antibacteriano e germicidas: como o nome sugere, este tipo de filtro contribui para a eliminação de germes e bactérias nocivos. Por esse motivo, se pretende livrar-se dos germes, este é o filtro certo. Filtros ultravioleta: os filtros UV funcionam com os filtros HEPA para garantir que o ar à sua volta é puro e saudável. É frequentemente utilizado em hospitais, laboratórios e cozinhas para garantir que não está exposto a riscos de infeções no ar. Eletrofiltros: este tipo de filtro utiliza uma combinação de filtro de carga eletrostática e um filtro de partículas para remover substâncias tão pequenas como 0,1 mícron. Após a sua utilização durante algum tempo, torna-se necessária a sua substituição. Filtros de oxidação fotocatalítica ou (PCO): este filtro utiliza luz UV e uma placa de metal revestida para ajudar a decompor fisicamente os produtos químicos enquanto ocorre a filtragem.

Taxa de renovação de ar

Outro fator que deve ter em conta ao escolher o seu purificador de ar é a taxa de renovação de ar por hora (ACH). Este fator ajuda-o a determinar o número de vezes que o purificador filtra o ar numa hora. Portanto, quanto maior esta taxa, mais eficaz é o purificador de ar.

Classificação Taxa de Fornecimento de Ar Limpo (CADR)

Antes de investir num purificador de ar, certifique-se de que tem uma taxa CADR elevada. A CADR mede a capacidade do purificador de ar em remover partículas e a quantidade de fluxo de ar. Assim, quanto mais elevado for a CADR, maior será a eficácia do seu purificador de ar.

Tamanho da divisão

Outro fator importante a ter em conta ao comprar o seu purificador de ar é o tamanho da divisão onde o vai utilizar. Se o espaço for de dimensão reduzida, um purificador de ar mais pequeno será suficiente. Se a área for grande, opte por um purificador de ar maior dimensão. Para obter melhores resultados, escolha um purificador de ar adequado para um espaço 20 a 40 por cento maior do que a sua divisão. Se estiver a utilizar o purificador de ar no quarto, certifique-se de que escolhe um que não faça muito barulho para garantir um sono tranquilo. Pode escolher outro tipo de purificador para a sala de estar, por exemplo.
product

Imagem de um purificador de ar num quarto. Fonte: iStock

Garantia

A garantia é um fator essencial a considerar antes de comprar o seu purificador de ar. Isso deve-se ao facto de cada purificador de ar necessitar de ser substituído após 12-18 meses de utilização. Logo, deve assegurar uma boa garantia do seu produto para um processo de substituição fácil.

Conclusão:

Agora que já sabe o que deve procurar ao escolher o seu purificador de ar, o processo de seleção e compra deve ser bem mais simples.

Productos Relacionados